Marketing

Três casos de marketing de experiência onde a música é a protagonista

O Marketing de Experiência veio mesmo para ficar. Com o consumidor no centro dos holofotes das estratégias de marketing, proporcionar uma experiência única aos clientes torna-se, cada vez mais, imprescindível para qualquer tipo de organização.

 

Segundo estudo de 2019, “Global Customer Experience Benchmarking Report”, conduzido pela empresa Dimension Data, 82% das organizações acreditam que a experiência do cliente está diretamente relacionada ao sucesso comercial.

 

Investir em formas de aprimorar a experiência dos eu cliente em seu espaço é primordial independente das dimensões de sua empresa, seja ela um pequeno estabelecimento comercial, uma grande rede de hotéis ou um restaurante local, por exemplo.

 

A música é um recurso de grande potencial para transformar a visita ao seu estabelecimento em um momento inesquecível. Como forma de inspiração, selecionamos três casos de marketing onde a música é a grande protagonista !

 

1) O McDonald’s e o Maestro Burger

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

https://youtu.be/b9WYHN-NlLE

 

O McDonald's Nederlands lançou uma campanha em Amsterdão para tornar única a experiência de comer um hambúrguer Maestro.

 

Os clientes que pediam um Maestro Burger tinham o privilégio de ter uma trilha sonora produzida por uma verdadeira orquestra com uma interação personalizada.

 

O resultado com o público foi muito positivo já que a campanha tinha dois fatores importantes para a criação de uma experiência memorável: a surpresa e a diversão.

 

2) A Teoria da Diversão da Volkswagen

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

https://youtu.be/SByymar3bds

 

A Volkswagen, em sua campanha “The Fun Theory”(A Teoria da Diversão, em português), usa a diversão como forma de transformar os hábitos das pessoas. Nesta ação, nas escadas de uma estação de metro na Suécia, o intuito era estimular os transeuntes a optar pelas escadas comuns e não pelas escadas rolantes.

 

A instalação de grandes teclas de piano no lugar dos degraus foi um divertido incentivo para fazer com que as pessoas escolhessem subir os degraus. 

 

O caso mostra uma ação inovadora que desperta a curiosidade do público e convida a uma mudança de hábito de forma divertida. 

 

3) O Banco Itaú e o Rock in Rio

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

https://youtu.be/e6o_1rZ3kO8

 

O Banco Itaú é um dos patrocinadores oficiais do Rock in Rio Brasil e já tem tradição nas campanhas de marketing relacionadas a este grande evento.

 

Na edição do Rock In Rio 2015, quando o festival comemorou 30 anos,  o Itaú fez uma campanha de marketing que despertou grande curiosidade e fez sucesso com o público. 

 

No calçadão da Praia do Arpoador foi colocado um caixa eletrônico especial. As pessoas que chegavam perto descobriam que o caixa era na realidade uma máquina de karaoke disfarçada. Quem tivesse coragem de cantar “Love of my life”, da banda Queen, ganhava dois ingressos para o festival.

 

Estes exemplos ajudam a mostrar que criar experiências que despertem a curiosidade do consumidor, e o surpreendam, costumam causar uma boa impressão e construir um vínculo entre o cliente e a empresa. 

 

Embora os casos acima sejam de grandes empresas que dispões de maiores investimentos em campanhas de marketing, se usarmos a criatividade podemos criar soluções inovadoras e proporcionar aos nossos clientes experiências diferenciadas, mesmo com orçamentos mais limitados.

 

Que tal aproveitar esse momento para refletir se os seus clientes estão tendo a melhor experiência possível no seu estabelecimento?

 

Se precisar de ajuda para saber como usar a música ambiente em sua estratégia de marketing de experiência não hesite em contactar-nos.