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Sabe qual a diferença entre playlist e Identidade Musical?

Qualquer dono de negócio que possua um espaço de atendimento ao público, seja este um restaurante, uma loja ou até mesmo um consultório médico, sabe que uma boa música ajuda os seus clientes e colaboradores a terem uma melhor experiência em seu estabelecimento.

 

Mas o que muitos ainda não sabem é que não basta ter uma playlist com as melhores músicas a passar! Até porque o seu gosto pode não ser o mesmo do seu público-alvo. O estilo musical errado pode criar uma imagem desvinculada do propósito da sua empresa e ser tão prejudicial a ponto de repelir potenciais clientes.

 

Criar uma playlist qualquer para simplificar a questão da música ambiente do seu negócio pode prejudicar os seus resultados ao invés de impulsioná-los.

 

Então, qual o segredo para que a música ambiente reflita a alma do seu negócio? Como fazer para potencializar a experiência dos seus clientes em seu estabelecimento através da música? 

 

Essas perguntas podem ser respondidas por um conceito muito simples, o desenvolvimento de uma identidade musical.

 

Independente de qual seja seu ramo de atividade, estabelecer uma identidade musical é traduzir em música o que sua marca quer transmitir. É criar uma estratégia musical coerente com a sua identidade visual e com a maneira como a sua empresa posiciona-se no mercado.

 

Mas como criar uma identidade musical exclusiva para o meu negócio?

 

A identidade musical é desenvolvida a partir de um estudo de marketing e dinâmica de atendimento no seu ponto de venda. O objetivo é reunir o máximo de informações para criar a sua Identidade Musical!

 

Por exemplo, em um restaurante, informações como:

 

  • qual a personalidade e estilo do restaurante (moderno, chique, clássico?) 

  • qual o tipo de ementa (comida caseira, comida de chef conceituado, comida típica portuguesa?)

  • qual o público-alvo (pessoas jovens, requintadas, executivos?)

 

Essas são questões que devem ser consideradas na hora de elaborar a identidade musical do restaurante em questão.

 

É preciso entender a dinâmica do restaurante ao longo do dia, a fim de identificar a necessidade de playlists diferenciadas para diferentes horários, bem como talvez, músicas diferentes para áreas diferentes do espaço (ex: área de espera (lounge) e área de refeição).

 

São vários fatores a serem considerados a fim de construir a identidade musical e embora tenhamos dado o exemplo de um restaurante, o mesmo tipo de estudo deve ser realizado e adequado a outros ramos do mercado. O resultado desse estudo será a playlist que irá ser reproduzida nas caixas de som do seu estabelecimento.

 

Esse diagnóstico é conduzido por empresas de gestão de música ambiente como a MUFYN MUSIC e as vantagens que se pode atingir ao investir na música do seu espaço com uma empresa especializada no assunto são muitas. Dentre elas:

 

  • Você e sua equipa poderão focar na área fim do seu negócio! Acaba-se com o tempo perdido em escolha de músicas e playlists;

  • Música ambiente sempre alinhada com a identidade visual e propósito da sua empresa;

  • Programação musical diferenciada ao longo do dia;

  • Playlists sempre atualizadas;

  • Acompanhamento contínuo por especialistas em estratégia musical, que podem fazer ajustes na estratégia quando necessário.

 

Desenvolver a identidade musical de sua marca é uma estratégia de simples implementação e de boa relação custo e benefício que vai colaborar para que a experiência dos seus clientes seja mais completa e imersiva.

 

Agora que você já compreendeu a diferença entre ter uma simples playlist e ter uma identidade musical exclusiva para sua marca, é hora de refletir!  A música do seu espaço está alinhada com o seu negócio? Se tem dúvidas, contacte-nos, podemos ajudá-lo!