Marketing

O efeito da música ambiente em seus clientes

Já mencionamos como a música ambiente pode influenciar as pessoas a comprarem mais, ficarem mais tempo num estabelecimento ou saírem de um espaço.  Mas qual é a base para essas informações?  Ter acesso a fatos e dados ajuda-nos a compreender melhor como podemos usar a música para influenciar os nossos consumidores de forma positiva.

 

Na busca por referências no assunto, selecionamos algumas pesquisas e estudos interessantes, cujos resultados partilhamos abaixo, a fim de entender melhor como a música ambiente pode ser usada a favor do seu negócio.

 

O impacto da música nas pessoas e negócios

 

A Heartbeats International*, uma consultoria de branding estratégico especializada em música e identidade sonora, consolidou resultados de uma pesquisa que analisa o impacto da música nas pessoas e nos negócios que disponibilizam espaço para os clientes.   

 

Nesta pesquisa um grupo de pessoas deveria responder a uma série de perguntas sobre como a música ambiente afeta o seu comportamento em um espaço público.

 

Seguem alguns destaques dos resultados desta pesquisa:

 

1. A maioria das pessoas considera mais difícil viver sem música do que sem desporto, filmes e jornais.

 

Quando perguntadas sobre o que consideravam mais difícil de abdicar em suas rotinas diárias, os respondentes listaram…

 

 

2. A música aumenta o tempo de permanência dos consumidores

 

Ao serem questionados sobre como uma música ambiente agradável influencia o seu comportamento em um estabelecimento, os respondentes apontaram…

 

 

3. A música tocada em um espaço comercial afeta a opinião que o consumidor tem sobre a marca

 

Os resultados da pesquisa mostraram que os consumidores consideram que a música, e principalmente a música certa, é importante para os negócios e marcas.

 

Ao serem perguntadas sobre o que era mais importante na música ambiente que passa em um estabelecimento comercial, os respondentes listaram….

 

 

4. A música errada tocada muito alto faz os consumidores saírem do estabelecimento

 

Os respondentes identificaram os motivos que os fazem sair de um estabelecimento por causa de uma música ambiente inadequada:

 

 

O público da pesquisa também foi questionado se a escolha da música ambiente errada poderia fazê-los comprar menos, não voltar à loja ou não recomendar a visita a outras pessoas.

 

Os itens mais respondidos foram:

 

 

5. A ausência de música é considerada negativa

 

7 entre 10 dos respondentes disseram que reagiriam negativamente ou muito negativamente à ausência de música em estabelecimentos como lojas, restaurantes, cabeleireiros ou centros comerciais. 

 

 

6. A importância do volume certo

 

Quando perguntados sobre o volume da música que é tocada em espaços comerciais, os resultados mostraram que os donos de negócios ainda têm algum trabalho a fazer. 59% das pessoas disseram que o volume era inconstante ou muito alto.

 

 

Outros estudiosos também já concluíram fatos importantes sobre o efeito da música nos consumidores.

 

  • A música ambiente aumenta em 8 minutos o tempo de permanência de um cliente em uma loja. (Pernille Andersson, The Influence of Music on Consumer Behavior, 2012)
  • 96% dos consumidores estão mais propensos a se lembrarem de uma marca quando a música ambiente está alinhada a sua identidade do que de uma empresa que não passe nenhuma música, ou que tenha uma música inadequada a sua marca. (Adrian North, The Effect of Music on Atmosphere,2008)
  • Um som que agrade o consumidor pode aumentar as vendas em até 30%. (Adrian North, The Social and Applied Psychology of Music)

 

Os resultados das diversas pesquisas confirmam como a música é importante não só para as pessoas em geral, mas também para os empreendedores que dispõe de espaço para receber seus clientes. Quando o estabelecimento oferece uma música ambiente agradável ao visitante ele tende a passar mais tempo em seu espaço e principalmente a voltar a visitá-lo. A música certa também faz os consumidores comprarem mais e recomendar o negócio a outras pessoas.

 

E o seu negócio? Já tem uma música ambiente alinhada a identidade de sua marca? Contacte-nos para saber mais pelo email hello@mufyn.pt