Marketing

Identidade Musical: mais do que música ambiente, a alma sonora da sua marca.

Em nosso último post falamos sobre como a escolha da música ambiente adequada ao seu espaço comercial pode cativar os seus clientes e criar uma conexão com a sua marca. 


Esta semana vamos explicar como a criação de uma identidade musical exclusiva é importante para que a música ambiente que passa em seu estabelecimento esteja sempre alinhada aos conceitos do seu negócio e transmita a alma sonora da sua marca.


A música está presente em nossas vidas a todo o momento, sendo capaz de provocar emoções sem que estejamos conscientes disso. Utilizá-la para promover experiências diferenciadas em seu cliente, fazendo com que ele se lembre de sua marca e fale dela positivamente para outras pessoas, é uma estratégia inteligente. Afinal, o som que o seu cliente ouve no seu espaço diz muito sobre a sua marca e, portanto, criar a sua Identidade Musical é fundamental.


Mas o que é Identidade Musical de uma marca?

É utilizar a música ambiente que passa em um espaço para comunicar aos consumidores os valores e propostas de seu negócio. Estabelecer uma identidade musical é traduzir em música o que sua marca quer transmitir, é estabelecer uma estratégia musical coerente com a sua identidade visual e com a maneira com que deseja se posicionar no mercado. É fazer a sua marca ser ouvida e não apenas vista!


Mas como criar uma identidade musical?

O primeiro passo é entender a sua marca, sua história e o seu público-alvo. É preciso analisar o seu negócio, identificar as suas principais características e como elas podem ser expressas sensorialmente.


Uma vez percebido qual o impacto que sua marca pretende causar, conhecer bem o seu público alvo, em termos de idade, gênero e cultura, é imprescindível para definir o tipo de música ideal para seus clientes. 


Com os valores e conceitos de sua marca identificados, e com o público-alvo bem definido, o próximo passo é desenvolver a identidade musical certa para a sua marca, ou seja, é hora de criar uma programação musical que seja capaz de proporcionar uma experiência positiva dentro do ponto de venda e despertar no seu cliente emoções que criem vínculos com a marca. 


As vantagens de se investir no desenvolvimento e gestão da identidade musical por uma empresa especializada no assunto são muitas. Dentre elas:


– Equipa de trabalho mais focada na área fim do seu negócio, não desperdiçando tempo em escolha de músicas e playlists;


– Garantia de coerência da música ambiente com o ADN da marca;


– Programação musical diferenciada;


– Playlists atualizadas periodicamente;


Acompanhamento contínuo e especializado por especialistas em estratégia musical


Desenvolver a identidade musical de sua marca é uma estratégia de marketing sensorial de simples implementação, de boa relação custo-benefício e que colabora para que a experiência dos seus consumidores seja mais completa e imersiva.


Agora que você já compreendeu a importância de se ter uma identidade musical exclusiva para sua marca, é hora de olhar para o seu negócio e desenvolver a sua identidade musical. Mãos a obra!