Marketing

Como encantar os seus clientes com o marketing sensorial?

Talvez você nunca tenha escutado falar em marketing sensorial. Mas se você frequenta estabelecimentos comerciais, tais como lojas, restaurantes, ginásios, hotéis, e até mesmo ambientes empresariais, você já foi influenciado por essa vertente do marketing que explora os cinco sentidos a favor do seu negócio.

 

Entender o que é o marketing sensorial e as suas estratégias pode fazer toda diferença na hora de conquistar e fidelizar clientes. E é sobre isso que vamos falar hoje.

 

O que é Marketing Sensorial?

 

Marketing sensorial é “aquele capaz de engajar os sentidos dos consumidores e afetar a sua perceção, julgamento e comportamento”, segundo definição da Professora da Universidade de Michigan Aradhna Krishna, considerada a pioneira nos estudos de Marketing Sensorial.

 

A ideia é proporcionar ao consumidor uma experiência única e inesquecível pela exploração dos cinco sentidos (visão, audição, tato, paladar e olfato) e desta forma promover o estabelecimento de ligações emocionais entre o cliente e a marca.

 

Como explorar os cinco sentidos no marketing sensorial?

 

Visão: A visão é o sentido mais estimulado pelo marketing sensorial. É com ela que somos impactados por anúncios e comerciais de televisão e somos seduzidos pela decoração e disposição da montra de uma loja, despertando o nosso instinto de compra. É por meio da visão que percebemos o padrão de cores utilizados na identidade visual de uma marca e, portanto, a reconhecemos sempre que vemos aquelas cores, fontes ou formas.

 

Audição: O jingle que escutamos no rádio, a maneira como o nome da sua marca soa ou uma música ambiente que toca num restaurante são exemplos de como usar o marketing auditivo. Despertar nos clientes emoções e experiências que os identifiquem com a marca através da música é o que chamamos de “music branding”.  Para a escolha da música ambiente certa para seu ponto de venda é preciso ter um entendimento profundo do seu público-alvo. Desta forma é possível criar uma identidade musical sua alinhada aos conceitos e atributos de sua marca.

 

Tato: Para trabalhar este sentido no marketing sensorial é preciso pensar em como proporcionar experiências táteis aos clientes. O tato é muito usado no design de produto, entretanto é um sentido difícil de ser explorado por meio do marketing digital. É importante considerar também que se o produto/serviço não permite promover experiências táteis será necessário um investimento extra nos demais fatores sensoriais para estabelecer uma conexão com os clientes.

 

Paladar: O paladar nos remete a lembranças e conexões com pessoas e até mesmo com as marcas. Embora seja difícil utilizá-lo de forma isolada se o seu negócio não for do ramo da alimentação, é importante que ele seja estimulado positivamente. Por exemplo, usar o artificio de amostras e provas de comida ou bebidas em seu ponto de venda pode ajudar na criação de uma experiência positiva para seus clientes.

 

Olfato O olfato é um dos sentidos cruciais para a maioria das campanhas de marketing sensorial. Como o olfato está ligado ao sistema no cérebro responsável pelas emoções e comportamentos, ele afeta nossas reações e lembranças associadas a uma determinada marca. A técnica de espalhar no ar uma fragrância que remeta ao paladar de um produto ou o desenvolvimento de essências próprias para suas marcas são formas de explorar o olfato em sua estratégia.

 

Utilizar o marketing sensorial para diferenciar sua marca é uma maneira inteligente de influenciar sutilmente o comportamento dos seus clientes a favor de seu negócio. Ao estabelecer conexões emocionais positivas com os consumidores, estes não percebem estas táticas como mensagens de marketing, eliminando a resistência usualmente criada por anúncios e promoções.

 

Uma estratégia de marketing sensorial facilmente implementada em negócios dos ramos de restauração, hotelaria, clínicas e até mesmo espaços de trabalho empresariais é o desenvolvimento de uma identidade musical exclusiva para a sua necessidade. No próximo post falaremos um pouco mais sobre o processo de criação da identidade musical e de como uma música ambiente alinhada ao seu negócio pode melhorar os resultados de sua empresa.