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A Era do Marketing de Experiência

Já ouviu falar em Marketing de Experiência? É sobre isso que vamos falar hoje. 

 

O marketing de experiência é uma técnica do marketing dedicada a criação de experiências entre as marcas e os consumidores. Campanhas de experiência utilizam amostras, experiências imersivas, eventos, dentre outros recursos, de modo a dar vida às marcas e criar uma interação direta entre elas e seu público alvo.

 

O conceito de marketing de experiência, embora apenas recentemente tenha ganhado  mais popularidade, não é novo! Em 1999, Bernd Schmitt, professor do Departamento de Marketing da Columbia University em Nova Iorque, especialista e criador do termo marketing de experiência, já previa a tendência da retenção de clientes impulsionada pelas experiências.

 

Segundo Schmitt, o valor de uma compra não reside simplesmente no objeto de consumo, que pode ser tanto um produto ou serviço, mas baseia-se na experiência de consumo como um todo. 

 

Numa realidade em que a concorrência está cada vez mais acirrada, com uma diversidade de produtos e serviços a distância de um clique, fidelizar um cliente é tarefa cada vez mais difícil e investir no marketing de experiência parece ser a saída para se destacar em seu nicho de mercado.

 

Afinal, o que leva uma pessoa a sair de casa numa noite chuvosa para ir até seu restaurante e não simplesmente abrir o telemóvel e pedir uma comida por um aplicativo? 

 

Ou se deslocar até um cinema para assistir a um filme enquanto seria mais cômodo escolher um filme pelo Netflix no conforto de seu sofá? Definitivamente não é simplesmente a fome ou a curiosidade pelo último lançamento do cinema. 

 

A experiência associada ao consumo é o que importa! Ao decidir sair de casa para jantar fora, a pessoa escolhe viver uma experiência, desfrutar de um ambiente agradável ao lado de pessoas interessantes, receber um atendimento impecável e escutar a melhor música ambiente que o envolva em todo esse cenário.

 

A ideia aqui é que as empresas deixem de lado uma abordagem orientada simplesmente ao produto e às características dos mesmos para colocar o consumidor no centro dos holofotes. O foco agora é nas situações de consumo.

 

As grandes empresas já perceberam isso há algum tempo e têm investido em proporcionar experiências inovadoras e cheias de significado para cativar os seus clientes. Veja os casos do McDonald’s e da  The North Face por exemplo.

 

As pequenas empresas, com orçamentos mais limitados para as campanhas de marketing, podem e devem usar a criatividade para utilizar o marketing de experiência a seu favor para reverter os clientes em fãs de sua marca!

 

Se ainda não sabe por onde começar, que tal usar a música ambiente do seu espaço para construir uma atmosfera envolvente e oferecer aos seus clientes experiências diferenciadas? A música mexe com nossos sentidos e emoções e é um recurso facilmente utilizado e que traz resultados eficazes. 

 

Se tem dúvida de como utilizar a música ambiente em sua estratégia de marketing de experiência contacte-nos.